16 outubro 2006

18h #5


Não sou o espelho da tua vaidade
Nem a pastilha do teu à vontade
Porque há coisas que não se dizem assim...só mesmo António Variações!
Tudo isto porque ouvi hoje no autocarro, num longo discurso que acompanhou o trânsito das 18h, a solene e estridente enunciação das mais importantes personagens históricas do nosso Portugal. Dessa lista constavam: D. Afonso Henriques (segundo o locutor "o homem que dividiu o mundo"), Fernando Pessoa, Fernando Pessa, Camões, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros...é de referir que esta lista surge bruscamente de uma atitude de revolta perante a opinião (pelos vistos generalizada!) de que o homem que fez história em Portugal terá sido segundo a maioria dos portugueses, o Eusébio! "Não! Não! O Eusébio não! Tantos heróis que tivemos na nossa história...e falam eles do Eusébio?! Porque nós, um pequeno país que teve em suas mãos toda a Índia no séc. XVI (...) uma aluna minha escrevia o verbo haver sem "h", veja lá que a passei com 10...era simpática!". Ouve-se de tudo no autocarro...grandes verdades que merecem ser ditas solenemente...mas não tão alto por favor!
Mas faltou António Variações, o homem que escreve o que não se diz no séc. XXI...

1 comentário:

Anónimo disse...

ò tia bá! andava eu a divagar quando me lembro: -pera lá.. ela falou-me do blog "equipaConcha"!! e lá vim eu satisfazer a minha curiosidade :D e já agora, para fazer um comentário :) gostei da cena da fila.. hei-de experimentar heheheh ;)

beijinhos