20 outubro 2007

o esquilo e a tartaruga #43

Hoje vamos falar sobre natureza...
O "Esquilo e a Tartaruga" parece-me um bom tema dentro da matéria, já que vale a pena variar, fugindo um pouco aos cânones do National Geographic. Não vos quero maçar com definições nem variedades destas espécies, apenas contar quem são e o que poderá unir estes nossos protagonistas.
O esquilo é um mamífero roedor da família Sciuridae. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com as quais roem sementes com facilidade e destreza. O esquilo é também um animal arborícola: vive nas copas das árvores, de onde saltam de ramo em ramos. Estes saltos chegam a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
A tartaruga (no sentido lato) ou "quelônios" são répteis da ordem Testudinata (Chelonioidea). O grupo tem cerca de 300 espécies de tartarugas (no sentido estrito) e cágados, e ocupa habitats diversificados como os oceanos, rios ou florestas tropicais. As tartarugas estão na lista dos maiores répteis do mundo. A característica mais distintiva do grupo é a presença de uma carapaça óssea, formada pela expansão e união de algumas vértebras e das respectivas costelas. A carapaça serve de protecção ao animal.
O esquilo é irritante, de movimentos rápidos, stressadinho e pequeno, nunca está bem em nenhum sítio...A tartaruga é lenta, é verde, é sensata e serve-se da sua carapaça para se proteger do mundo.
Esquilo e Tartaruga são diferentes, até ambíguos...Pensei, e não encontro ligação entre os dois. A verdade é que convivem aqui, agora... e até nem estão mal de todo na foto!
As melhores coisas da vida são assim: misturas de "ser", de saber e de gostar. Misturas de ritmos e de espécies.
As melhores coisas não fazem sentido à primeira vista, não se prevêm. É com o tempo, com a partilha, que vamos conseguindo responder aos porquês que nos colocam. Continuo sem encontrar relação possível entre os nossos dois protagonistas, mas sei que se os colocarmos juntos eles terão a capacidade de se conhecerem, experimentar e partilhar um número infinito de conversas...conseguirão eles próprios escrever a sua história: "O esquilo e a tartaruga".
...A ti

3 comentários:

Anónimo disse...

:)one huuuge nut to the squirrel*

The Squirrel and the Turtle - A Cheyenne Tale:
www.geocities.com/cheyenne_language/squirrel.htm

é um dialecto indiano com apenas 14 letras no alfabeto.coitaaados.a malta lá se entende

..e quem é o squirtle.sabes?
UN POKEMON PERSONAGE! :S um mix de "squirrel" com "turtle"! parece-se como uma tartaruga c cauda ..fiz uma pesquisa á gig :\

e mais! diz q evolui para Wartortle
.....whatever that means

*bjii

DriesVanBa disse...

:) ah! afinal sempre há ligação!

Anónimo disse...

Eu consigo encontrar um ponto comum entre e o esquilo e a Bárbara!!!


...São os 2 PEQUENINOS!!!

HA HA HA .....;)

Beijinhos
Rita