17 outubro 2007

o mito das dinastias #38


Lá estava eu...às 14horas, para mais uma das aulas de História da Arquitectura Portuguesa quando surge, ao loooongo do "monólogo" da sôdona senhora muito sabida, as Dinastias da nossa história! Quem não está familiarizado com isto que ponha o dedo no ar...eu punha as duas mãos!! Eu não sabia! E é simples...chega a ser ridículo! No meio de dezenas de pessoas que também não as sabiam acho que fiz uma expressão de desespero e tive um pensamento do género "mas que raio de pessoa és tu que não sabe isto?!".
Eu sempre soube que não sabia...acho que desde os meus tempos do Monte Flôr (belo colégio esse). Passava horas em frente daquele livro horroroso que nem uma imagem tinha para gastar o tempo, com letras arredondadas, com diagramas e setas estranhas, com os nomes pirosos do D. Não Sei Das Quantas ou o Infante Qualquer Coisa. Eu achava aquilo abominável...eu tinha 9anos! Eu gosto de história! O problema é esse...gosto daquelas coisas chatas até...mas dinastias?! Guerras venham elas...mas reis e linhagens reais? Eu não fazia puta ideia!!! Imaginava aquilo uma coisa imensa, cheia de gerações, páginas e páginas daquele livro horroroso...Foi uma coisa que ficou pendente em mim...nunca quis saber!!
Afinal não! Bastou uma aula, hoje, para perceber finalmente! Foram apenas 4 dinastias...maravilhoso!
Afonsina (com o nosso amigo D. Afonso Henriques, o culpado disto tudo...eu vi-o em Guimarães!!) a Dinastia d´Avis (isto porque o D.João I ao que parece era mestre de Avis que não tinha jeito nenhum para estas coisas de reis...eu compreendo) a Filipina (lá por causa dos Filipes Espanhóis) e finalmente a de Bragança (não esqueçamos o fofo do D.Duarte...bem haja!).
Hoje aprendi isto...diria até que fiquei feliz e aliviada por ter desmascarado este mistério da minha existência!

Sem comentários: