02 novembro 2007

memórias das amoreiras #49

Todo o santo dia passo pelas Amoreiras de autocarro...
Convivo diariamente com esse belo exemplo da nossa arquitectura dos anos 80, peça de época. Gosto das Amoreiras pelo lugar que ocuparam na história de Lisboa e na história da minha vida...desde sempre que me lembro daquelas três torres imponentes e ornamentadas que marcam uma das entradas da minha cidade. Quando era criança costumava lá ir ao fim de semana, principalmente ao Domingo, mas nunca com a minha mãe...ela não conseguia respirar no parque de estacionamento. Foi nas Amoreiras que vi o meu primeiro filme no cinema, o "Lucky Luke". Nas Amoreiras fazia as minhas compras de adolescente, naquelas loucas idas de autocarro com as amigas todas, esbanjar dinheiro e não comprar nada que se mantenha ali no armário. Tomava cafés nas Amoreiras com o meu primeiro namorado, no Jamaica! Fiz lá uma data de compras de Natal, compras no Jumbo...Hoje imprimo lá trabalhos de vez em quando e vou ao cinema quando preciso de pipocas (já agora...aquelas salas vip não fazem parte das minhas memórias e não as sinto no conjunto...raio de ideia!).
Quando era criança e ia às Amoreiras tinha uma enorme dúvida...pensava para comigo: "Mas como é que as Amoreiras são torres se quando eu tou lá dentro aquilo só tem dois andares??" eu imaginava que as torres eram as Amoreiras shopping...há dias, parada no semáforo, lembrei-me desta minha inocência e sorri. Depois soube que haviam CASAS nas torres! Brutal...queria viver nas Amoreiras: objectivo de vida.
As Amoreiras foram uma moda, hoje são uma peça de uma época que passou...mas ainda ficam bem ali, pertencem ali e combinam com a cidade. Ao contrário do Colombo que não pertence a época nenhuma e precisa de renovar, as Amoreiras fazem sentido assim.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bonito texto,

Gostei.

Muitos beijinhos,
Jorge