26 novembro 2007

À pala do Siza #61

Biblioteca de Viana do Castelo - Siza Viera
Casa da Música (Porto) - Rem Koolhaas
O que fazem 3 autocarros com 150 aspirantes a arquitectos rumo ao norte do nosso país?
Uma incrível experiência de 3 dias alucinantes que ficarão na caixa negra da minha memória.
Uma viagem da qual não esperava grande coisa tornou-se num acontecimento épico (segundo Paulo Tormenta) que me trouxe grandes revelações...
Começou no Porto, passou por Viana do Castelo, Esposende, Moledo, Caminha, Vila do Conde e acabou com um Pôr do Sol magnífico em Leça da Palmeira.
Começou por um café no ISCTE à espera do autocarro na avenida, passou por pessoas lindas, visitas surpreendentes, lugares bucólicos, luz intensa, frio de rachar, sonos curtos, noites loucas, barulho estridente...sem cansaço! Conheci gente na minha condição, pessoas que nos corredores não gostava, revelaram-se pessoas normais, com as quais me reconheci. Pessoas que conhecia revelaram-se amigos. Pessoas com as quais já não falava, ouvi-lhes a voz que ainda reconheci cá dentro.
Disse a Joana "à pala do Siza"...tens razão. Só à pala do Siza poderiamos ter tido esta experiência que nos uniu por uma linguagem nossa...Todos queremos ser isto, todos falamos do mesmo, afinal. Podemos ser 150 todos diferentes, de idades diferentes, estilos diferentes...mas todos olhamos para o que é bom e reconhecemos, nos emocionamos com o que para outro grupo de 150 poderia passar despercebido.
Foi uma surpresa boa. Foi uma união que precisava de ser consumada.
"comé que, comé que é??"

3 comentários:

MRLZ disse...

Estou a ver que o ar do Norte deu-te um novo ar! :p e que com ele tenhas encontrado o teu Norte.

Viver é beber de cada experiência o néctar de todos os dias, espero que este, tal como a ambrósia dos deuses se propague até à imortalidade dos tempos...

(PS: Não ligues a este comentário socratiano )

Anónimo disse...

E como nao poderia deixar de ser, algo k é de minha autoria merece um comentário! é um facto que o nosso alvarinho surpreendeu muitos e nos tem enchido os pulmões de ar, de inspiração as pontas dos dedos, e de uma enorme vontadinha de viajar..lol
Poix á pala do home e da nossa kerida professora Ana Vaz Milheiro, que tanto nos têm posto a pensar.. será a revolução do ISCTE ISCTE..!??

Anónimo disse...

Se é revolução do ISCTE ou nao.. nao sei...
So sei que à pala do siza o meu baileys tinha um pouco mais de "visky", como diz minha cara jana...
Sim!! So dpois eu compreendi akelas caras demasiado sorridentes de sexta à noite!!